Você conhece todos pontos turísticos de Piracaia?

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

REGIÃO TERÁ LIVRO SOBRE OS SANTOS DE JUNHO


A folclorista LILIAN VOGEL através do apoio do ProAc 2011 – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, lançará amanhã dia 10 de agosto em Atibaia, o livro: “VIVA SANTO ANTÔNIO! VIVA SÃO JOÃO! VIVA SÃO PEDRO! PROMESSA, FOGUEIRA E ROJÃO –
O CICLO JUNINO NO COTIDIANO DO POVO PAULISTA”.
De acordo com Lilian Vogel no mês de junho, comemoramos os três santos: Santo Antônio, o casamenteiro; São João, o responsável pelas boas colheitas e o São Pedro, o que tem as chaves do céu. Tradição vinda de Portugal,fixou-se no Brasil e se tornou uma das festas mais populares de norte a sul do nosso país. Esta pesquisa foi realizada principalmente na região Entre Serras e Águas, estado de São Paulo, e tentou mostrar o lado religioso e profano,a tradição e o porque ela acontece e quais foram suas modificações através dos tempos. Tratamos de significar a existência da fogueira, dos rojões, dos balões. O porque enfeitamos as ruas com bandeirinhas e levantamos mastros.
Também qual o significado das comidas derivadas do milho, do amendoim e as bebidas como o quentão e o vinho quente. A origem da dança da quadrilha e suas modificações e a importância econômica, cultural e turística das festas de São João.
O livro tem 96 páginas e vem acompanhado de um DVD com entrevistas e depoimentos de especialistas em folclore,professores, festeiros e religiosos.
Informações ou compra – contato: lilian.vogel@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário