Você conhece todos pontos turísticos de Piracaia?

terça-feira, 10 de agosto de 2010

PIRACAIA – CAPITAL NACIONAL DA TRUTA


A trajetória da truta de Piracaia tem sua origem na idéia de se criar o primeiro Pesque e Pague do Brasil, ocorrido no inicio da década de 70 em Bragança Paulista, através de Norberto dos Santos Lopes, português radicado no Brasil desde 1956. De inicio ele começa a criar carpas e tilápias, aproveitando uma área de brejo transformada em lago, atraindo cada vez mais amigos para pescar e em dois anos dado à necessidade de manter a população de peixes, transforma o pesqueiro em um negócio, surgindo assim em 1972 o primeiro Pesque Pague do Brasil. Seu pioneirismo foi imitado por muitos e hoje é um sucesso mais do que comprovado, o registro do nome pesque-pague compete a seu criador e acabou sendo utilizado por todos que entraram neste empreendimento.

Seu amor pela piscicultura vem da infância, desde o tempo em que pescava trutas no sitio de seu pai em Portugal, levando-o assim a ser o pioneiro no Brasil na criação comercial de trutas. Sua primeira experiência nesta área foi em 1975 no município de Extrema-MG, criando a truta arco-íris, única espécie que se reproduz em cativeiro. Hoje sua criação de trutas está localizada em Piracaia (Serra do Atibainha) e em Cunha (Serra do Mar), com profissionais treinados que acompanham desde o processo embrionário, o abate (que ocorre com menos de um ano) e a comercialização. O consumo nacional vem crescendo a cada ano e só para se ter uma idéia a França consome em torno de sessenta mil toneladas e a Itália cerca de quarenta mil toneladas deste peixe.

Vale lembrar que a truta é um salmonídeo que só sobrevive em águas puríssimas, livre de qualquer contaminação, sua carne é leve, saborosa, rica em proteínas, cálcio, fósforo além de outros componentes nutricionais possuindo ômega 3, com baixíssimo teor calórico.

O capricho das trutas por águas puras, geladas, com corredeiras e montanhas, fez o bairro do Atibainha em Piracaia ser o local ideal para sua criação. Foi neste local que se instalou “Trutas Norberto Cabeceiras do Rio Atibainha”, que pode ser um bom atrativo para se conhecer todo o ciclo deste nobre peixe.

Em nossa cidade, pode se saborear tal iguaria nos restaurantes BREDA, LALA BAMBA e MM MOLON, ou comprá-la frescas no FRUIT EXPRESS na Av. Papa João XXIII, 350 ou ainda através do DISK TRUTAS - pelo telefone (11) 9826-4040 com Júnior, não é a toa que a cidade está recebendo o cognome de CAPITAL NACIONAL DA TRUTA.

(p/ Valter Cassalho)

Informações:

JUNIOR TRUTAS (11) 9826-4040

FRUIT Express – (11) 9744-2231)

RESTAURANTE LALA BAMBA (11) 4036-7299

RESTAURANTE BREDA (11) 4036-4337

MM MOLON RESTAURANTE (11) 4036-6695

TRUTAS NORBERTO – (11) 3258-0621, 3159-1214
A distribuição do produto é feita pelo representante JUNIOR TRUTAS
(11) 9826-4040) e você também pode saborear.

TRÊS RECEITAS DE TRUTA NUMA SÓ

A truta pode ser cozida ou grelhada:

COZIDA - Colocar uma panela com água bem salgada para ferver (200g de sal para 5 litros d'agua).
Quando a água estiver fervendo, mergulha-se a truta que deverá ficar bem coberta pela água.Deixar cozinhar por 6 min; está pronta para servir.

COM MOLHO DE ALCAPARRA
Coloca-se manteiga ou azeite com salsinha bem picada para fritar.Em seguida, colocar as alcaparras juntas (também bem picada), até dar o ponto.

COM MOLHO DE AMÊNDOAS
É só substituir as alcaparras pelas amêndoas, também bem picadas.

À LA CREME - Colocar creme de leite no lugar da amêndoa ou da alcaparra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário